sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal - Matemática Financeira x Matemática Emocional


Na origem, as comemorações festivas do ciclo natalino vêm  da distante Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a uma festa mais antiga do Império Romano, a festa do deus Mitra, que anunciava a volta do Sol em pleno inverno do Hemisfério Norte.
 A adoração a Mitra, divindade persa que se aliou ao sol para obter calor e luz em benefício das plantas, foi introduzida em Roma no último século antes de Cristo, tornando-se uma das religiões mais populares do Império. 
A data conhecida pelos primeiros cristãos foi fixada pelo Papa Júlio 1º para o nascimento de Jesus Cristo como uma forma de atrair o interesse da população. Pouco a pouco o sentido cristão modelou e reinterpretou o Natal na forma e intenção. 
Natal festa do nascimento de Jesus, celebrada no dia 25 de dezembro desde o século IV pela Igreja ocidental e desde o século V pela Igreja oriental. 

Augusto Jorge Cury, psiquiatra, psicoterapeuta, cientista teórico, morador em Colina S.P., explica a diferença entre matemática emocional e matemática financeira publicada no livro, Análise da Inteligência de Cristo – O Mestre dos Mestres.  Segundo Cury, resgata uma dívida da psicologia que se omitiu até hoje em pesquisar a Inteligência de Cristo: - Muitos investem boa parte de sua energia física e psicológica em aplicar seu dinheiro nas bolsas de valores, em adquirir bens materiais, em ter um carro do último tipo, em adquirir um bom plano de previdência.  
A segurança financeira é legítima, mas é totalmente insuficiente  para satisfazer as necessidades mais íntimas do homem, para dar sentido à sua existência, enriquecer seu prazer de viver e amadurecer sua personalidade. 
Há indivíduos com transtornos depressivos, financeiramente ricos, mas que perderam o encanto pela vida. Sentem até inveja de pessoas simples, “sentimento em que se misturam o ódio e o desgosto, e que é provocado pela felicidade, prosperidade de outrem”, que embora não tendo cultura nem suporte financeiro, elas vivem sorrindo, mesmo diante das adversidades da vida. 


Um grande empresário agroindustrial afirmou que alguns dos seus empregados cortadores de cana eram mais ricos do que ele, pois, mesmo diante da miséria material, conseguiam cantar e se alegrar enquanto trabalhavam. De fato, há miseráveis que moram em palácios e ricos que moram em favelas... 
Sem querer fazer apologia à miséria, pelo contrário, a miséria em todos os sentidos deveria ser extirpada das sociedades, pode-se dizer que a psique humana é tão complexa que desobedece às regras da matemática financeira. 
A matemática emocional tem, felizmente, princípios que ultrapassam os limites da matemática lógica, financeira. Ter não é ser. Quem tem dez casas não tem dez vezes mais prazer pela vida ou dez vezes mais segurança emocional do que quem tem um casebre. Quem tem um milhão de dólares não é milhar de vezes mais alegre do que quem tem alguns míseros trocados. 
É possível ter muito financeiramente e ser emocionalmente triste, infeliz. É possível ter riquezas materiais e baixa capacidade de contemplação do belo. 
A matemática emocional pode inverter os princípios da matemática financeira, principalmente se alguém aprender a investir em sabedoria.



 O processo da construção da inteligência é um espetáculo tão sofisticado  que possui atos inesperados e cenas imprevisíveis ao longo da vida. Todos comentam sobre a miséria física porque é perceptível aos olhos, mas raramente se comenta sobre a miséria emocional, que abate o ânimo e restringe o prazer da existência. A temporalidade da vida é muito curta.
Num instante somos jovens e em outro somos velhos. As crianças gostam de fazer aniversário. Quando chega a maturidade, tem-se em mente querer parar o tempo, mas ele não pára. Devido à brevidade da vida, cogente é procurar a sabedoria e dar um sentido mais rico para a existência, caso contrário, o tédio e a angústia serão parceiros íntimos de nossa trajetória.
Tenhamos certeza de que a única fonte de felicidade está dentro de nós, e deve ser repartida. Em qualquer circunstância, em qualquer data especial para determinadas comemorações, o mais importante não é o que se dá, mas como se dá. 
Todo presente deve se revestir de sentimento e não deve haver diferenças entre homenagens a uma pessoa pobre ou a uma pessoa rica. O melhor de todos os presentes:
 - Um gesto de amor! Invista no amor. Ele é o mais poderoso meio de tornar as pessoas felizes. 
“O Amor é a melhor música na partitura da vida. Sem ele, você será um eterno desafinado.” Padre Roque Schneider.

Luiz Antonio Batista da Rocha –Eng. Civil – Consultor em Recursos Hídricos – Auditor Ambiental –  rocha@mdbrasil.com.br – www.outorga.com.br – www.rochaoutorga.hpg.com.br

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Parabéns meu amigo Wellington Fernandes (Shulla)

Fiquei muito feliz hoje ao acessar o blog do Accioly e ver as fotos da formatura da turma de enfermagem, e mais feliz ainda em ver meu amigo Shulla de beca, barba e capelo (chapéu de formatura) na solenidade. Ele é uma pessoa especial pra mim, foi meu professor de violão quando iniciei os primeiros acordes e até hoje me da muitas dicas musicais válidas, já fizemos muitas coisas juntos. Hoje tocamos na banda Caro John e nos dedicamos a atividades culturais no Galpão de Cultura. É um cara que merece, já passou por muitas dificuldades na vida, percorreu muitos caminhos tortuosos , mas também está buscando seu lugar ao sol. O admiro pelo cuidado que tem com sua família e pela dedicação que demostra com a música. Lhe desejo sucesso, saúde e paz meu brother, que você consiga muitas conquistas em sua vida. Obrigado por tudo e parabéns por vencer mais esse desafio.


Abraços

Rogério Craveiro





Rogério e Shulla (2011)


Shulla e Charles Sampaio (1997)


Anita e Shulla (2011)




quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O Acre Existe - Brunno Damasceno

Brunno Damasceno é Tarauacaense, meu sobrinho, filho do meu irmão Orlean Craveiro, sambista dos bons, compositor, instrumentista e cantor. Ele defende a bandeira do samba no Acre, tem uma formação musical muito boa e reflete suas influencias no som que faz com seu grupo "RODA DE SAMBA".  

sábado, 10 de dezembro de 2011

“A vida me ensinou a nunca desistir, nem ganhar, nem perder, mas procurar evoluir”

A VIDA

Muitas coisas já aconteceram em minha vida, já passei por algumas barras difíceis de superar. Hoje acredito que o tempo é o senhor da razão e tudo que acontece na vida tem um propósito maior. Minha caminhada é em busca de melhorias para minha vida, não só financeiramente, mas principalmente em busca da paz de espírito, que, diga-se de passagem, não é tão fácil de se conseguir. Vejo que por mais difícil que seja a situação a enfrentar, sempre podemos aprender algo novo.

O DESAFIO

Desde o início do ano muitas pessoas me procuravam e me pediam para que colocasse meu nome como candidato a diretor do ensino médio, demorei muito a tomar essa decisão, pois sabia que se eleito fosse, teria de enfrentar muitos desafios para que houvesse uma transformação visível na qualidade da escola.

O APRENDIZADO

Enganei-me por acreditar que existiria uma campanha eleitoral limpa, sem ofensas pessoais, sem ameaças ou falsas promessas. Enganei-me por achar que uma instituição educacional prezaria pela educação acima de tudo. Mais uma vez o tempo me mostrou a realidade. Percebi que um dos principais inimigo da verdade não é a mentira, mas sim a falsidade.

O AGRADECIMENTO

Quero agradecer a minha família e a todas as pessoas que confiaram em mim nesse desafio de ser candidato a diretor do ensino médio. Estou bem feliz pelo trabalho que realizei, em apenas três dias de campanha ainda obtive 21,5% do total de votos. Sou grato aos pais e alunos que me apoiaram e principalmente aos professores e funcionário, onde obtive o maior percentual. Estou ciente que preciso melhorar, mas tenho a certeza que sempre procurei mostrar aquilo que realmente sou, sem falsos sorrisos, sem falsas amizades e procurando cumprir com minha palavra, pois acredito que essa seja uma das maiores virtudes do homem.

O DESEJO

Quero desejar sucesso ao amigo Rodiley Cunha nessa jornada, espero que consiga seus objetivos. Estou disposto a continuar contribuído pela melhoria da educação de nossa cidade, trabalhando por um ensino de qualidade.

Saúde e paz a todos, um feliz natal e uma ótima nova volta ao redor do sol.

Samiris, Rogério, Roger, Elis e Roquilene


Profº Rogério Craveiro

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PROFº ROGÉRIO CRAVEIRO - DIRETOR

DIA 08/12/2011  ELEIÇÃO PARA DIRETOR DO ENSINO MÉDIO
VOTE PROFº ROGÉRIO CRAVEIRO
            “Por um Ensino Médio cada vez melhor”



PROPOSTA DE TRABALHO
PARA OS ALUNOS
ü  Trabalhar por uma educação de qualidade;
ü  Promover ações de apoio para os alunos com baixo rendimento escolar;
ü  Ações de incentivo para os alunos com melhor rendimento escolar;
ü  Promover atividades culturais permanentes (fanfarra, aula de música, capoeira, dança e teatro);
ü  Promover atividades esportivas permanentes (campeonatos de futebol, vôlei, handebol e basquete, mini-olimpíadas para o atletismo);
ü  Priorizar os espaços escolares para os alunos (salas de multimeios, auditório e quadra de esportes);
ü  Apoiar as equipes para os Jogos Escolares, dando o suporte necessário para os jovens atletas;
ü  Garantir um entretenimento educacional (rádio estudantil, sala de jogos, cinema no auditório);
ü  Aprimorar a Gincana Cultural e o Festival de Música do Ensino Médio - FEMEM;
ü  Instruir e dar suporte para os lideres de salas e Grêmio Estudantil.
PARA OS PAIS OU RESPONSÁVEIS
ü  Garantir que o aluno aprenda, acima de tudo;
ü  Zelar pela segurança dos alunos, combatendo a violência e o consumo de álcool e drogas na escola;
ü  Prezar pela moral e os bons costumes no ambiente escolar;
ü  Manter os pais ou responsáveis informados sobre as atividades escolares de seus filhos;
ü  Realizar reuniões de pais mais objetivas, por série e turno;
ü  Continuar com o programa de rádio semanal do ensino médio, mantendo a comunidade informada sobre as ações da escola;
ü  Realizações de enquetes para avaliação da escola pelos pais.
ü  Evidenciar a importância da presença da família na escola, para que não se lembre dela apenas para culpá-la pelos problemas dos alunos.
PARA OS PROFESSORES
ü  Apoio e infra-estrutura para o trabalho do professor (auxilio na produção de materiais impressos, recursos didáticos e tecnológicos);
ü  Priorizar os espaços escolares para os professores (salas de múltimeios, auditório e quadra de esportes);
ü  Informatizar a comunicação entre equipe gestora, professores e alunos;
ü  Incentivar a participação dos docentes em cursos de especialização e mestrado;
ü  Garantir o apoio às formações continuadas;
ü  Manter o diálogo constante entre direção e professores;
ü  Priorizar as tomadas de decisões em comum acordo com todos, através da realização de enquetes;
PARA OS FUNCIONÁRIOS
ü  Formação continuada para os funcionários abordando temas como: relações humanas, atendimento ao público, como lidar com os alunos, pais, professores e demais colegas de trabalho, ética e cidadania;
ü  Manter o diálogo constante entre a direção e os funcionários;
ü  Realizações de enquetes para avaliação da escola pelos funcionários;
ü  Valorizar a participação dos funcionários em todos os eventos da escola.

O QUE AUXILIA A ESCOLA
ü  Acreditar no sucesso e não conformar-se com o fracasso;
ü  Fatores como limpeza, organização e o cuidado com os alunos são essenciais em uma boa gestão escolar;
ü  Garantir que os equipamentos modernos sejam usados de forma correta;
ü  Explorar a internet a serviço da educação, facilitando a comunicação entre aluno e escola;
ü  Promover atividades extracurriculares, fazendo com que o aluno possa passar mais tempo na escola aprendendo;
  • Disciplina