domingo, 29 de abril de 2012

ABANFACRE REALIZA PALESTRA SOBRE FANFARRAS E BANDAS NO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ


No dia 28 de abril de 2012, aconteceu no auditório da Escola de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista uma palestra sobre fanfarras e bandas  no município de Tarauacá, realizada pela Associação de Bandas e Fanfarras do Acre – ABANFACRE em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esportes – SEE e Prefeitura Municipal de Tarauacá, atraves da Secretaria Municipal de Educação. Os palestrantes foram o Presidente da Abanfacre e músico Leandro Muniz e o Vice-presidente da Abanfacre, professor de música e maestro Abdias Costa. O objetivo dessa primeira pelastra foi iniciar um trabalho de profissionalização das fanfarras existentem em Tarauacá,  visto que a maioria não dispoe de profissionais habilitados nessa áres como regentes, coreografos e percussionistas.

Presidente da ABANFACRE Leandro Muniz

Vice-Presidente da ABANFACRE Maestro Abdias

“Está se iniciando um novo tempo para as bandas de fanfarra de Tarauacá”, disse o presidente da Abanfacre senhor Leandro Muniz. Essa nova parceria entre a Abanfacre, a SEE e a Prefeitura Municipal de Tarauacá beneficiará muitos jovens da cidade de Tarauacá, frisou o maestro Abdias.

Público

O evento teve representantes de todas as escolas estaduais e municipais de nossa cidade, muitos professores e alunos tiveram a oportunidade  de aprender um pouco sobre a organização das fanfarras, as categorias existentes e sobre os requisitos básicos para uma competição, pois o objetivo é preparar as bandas existentes em Tarauacá para a competição regional que acontecerá em agosto deste ano na cidade de Cruzeiro do Sul, se forem classificadas as bandas irão competir no campeonato estadual em Rio Branco, com uma vaga para o campeonato nacional que acontece fora do estado.

Visita as escolas

Para o mês de maio, estão previstas oficinas nas áreas de coreografos, mor, balizas e percussão. O empenho dos gestores das escolas neste momento é fundamental para o sucesso deste projeto que está se iniciando. 

Filho de peixe peixinho é.

Há alguns dias atrás recebi a visita de um jovem que conheci quando ele era apenas um bebê, o nome dele é Saymon Sampaio, filho do grande guitarrista Charles Sampaio e neto do senhor Orlando Sampaio e dona Petrina.
Rogério Craveiro e Saymon Sampaio

Ele esteve em minha residência e tivemos a oportunidade de colocar a conversa em dia, não me surpreendi quando ele me falou que tocava guitarra, pois sendo filho de quem é a música com certeza corre em suas veias. Aproveitamos o momento para fazermos um som juntos, fomos até o galpão de cultura e lá passamos a tarde tocando e conversando, pude perceber um grande talento musical no garoto e uma simplicidade impar, com um estilo bem parecido com o seu pai.
Com certeza tem um futuro brilhante na música. Que bom saber que mais um Tarauacaense se destaca na música. Sucesso Saymom, e continue sendo essa pessoa simples e amiga. Abraços


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Esse é o "Braguinha" um dos melhores músicos de nossa região.


Esta é minha homenagem ao meu grande amigo Braguinha, músico, compositor, instrumentista, produtor. Essas são apenas algumas das qualidades desse cara simples, mais de grande talento, ele vem de uma família de músicos e desde muito jovem já demonstrava suas habilidades no teclado. Tive o privilégio de conhecê-lo no inicio de sua carreira musical a alguns anos atrás, apesar de morarmos em cidades diferentes tivemos a oportunidade de tocarmos juntos por muitas vezes e cada vez que nos encontramos aprendo algo novo sobre música e convivência humana. Espero que possamos produzir muita coisa juntos ainda, abraços e sucesso meu brother.