sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Você sabe por que o carnaval é sempre em datas diferentes a cada ano?

Cálculo do dia do Carnaval


Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com exceção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

Pois é, acredite se quiser, o grande matemático Carl Friedich Gauss, que desenvolveu a teoria das congruências, dedicou-se indiretamente a desvendar o enigma. Gauss estudou e propôs um método para determinar as datas de Páscoa, cujas regras foram definidas no Concílio de Nicéia (325 d.C.). De acordo com o que foi decidido a Páscoa deve ser celebrada no domingo seguinte à primeira lua cheia da Primavera (é claro que trata-se da Primavera na Europa). Gauss desenvolveu uma regra prática para calcular a data da Páscoa no calendário gregoriano, a partir de 1583.

Cálculo da Páscoa


cálculo da data da Páscoa é fundamental na definição do calendário cristão desde os primórdios da cristandade, tornando-se definido na Idade Média.
Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócioda Primavera (no hemisfério norte, outono no hemisfério sul), ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro Domingo após o 14º dia do mês lunar de Nisan. Poderá assim ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril.

Cálculo da data da Páscoa recorrendo a tabela simples


  1. Divida o ano de interesse por 19
  2. Some 1 ao resto dessa divisão
Ao número final chamaremos de "X". Esse número é o "número dourado" que corresponde a uma data específica dada na tabela abaixo. A Páscoa será celebrada ao domingo seguinte à data encontrada na tabela. Caso a data já seja um domingo, a Páscoa é o domingo da semana seguinte.
XData                     
114 de Abril ou Domingo seguinte
23 de Abril ou Domingo seguinte
323 de Março ou Domingo seguinte
411 de Abril ou Domingo seguinte
531 de Março ou Domingo seguinte
618 de Abril ou Domingo seguinte
78 de Abril ou Domingo seguinte
828 de Março ou Domingo seguinte
916 de Abril ou Domingo seguinte
105 de Abril ou Domingo seguinte
1125 de Março ou Domingo seguinte
1213 de Abril ou Domingo seguinte
132 de Abril ou Domingo seguinte
1422 de Março ou Domingo seguinte
1510 de Abril ou Domingo seguinte
1630 de Março ou Domingo seguinte
1717 de Abril ou Domingo seguinte
187 de Abril ou Domingo seguinte
1927 de Março ou Domingo seguinte



Nenhum comentário:

Postar um comentário