segunda-feira, 7 de maio de 2012

FESTIVAL ACREANO DE MÚSICA POPULAR – FAMP 2012


O FESTIVAL ACREANO DE MÚSICA POPULAR – FAMP 2012, que acontece sob o tema “Pela Nossa Natureza”, teve sua primeira edição em 1980, como evento autoral de música acreana com a temática florestal consistente, onde “uma série de artistas produzia para um público acreano e fluía essa produção nos Festivais Acreanos de Música Popular (Famps), que eram uma espécie de versão estadual dos grandes festivais das televisões”. (Daniel Zen, 2010).
Foi um marco da efervescência cultural dos anos 80 até 1993, quando passou por um silencio de 10 anos, voltando a acontecer em 2003, na Concha Acústica. De lá pra cá, são outros quase dez anos sem o Festival Acreano de Música Popular, que vem em 2012 resgatar o movimento de festivais, colocando novamente em evidência a criação e produção musical no Estado do Acre, assim como sua documentação histórica, para registro e divulgação da trajetória de um símbolo da cultura musical acreana, como define o tema apresentado este ano, “Pela Nossa Natureza”, pelo fortalecimento e valorização das nossas raízes e tudo o que nos é natural.
O público alvo do projeto Festival Acreano de Música Popular “Pela Nossa Natureza” – FAMP 2012 é a cena cultural acreana. O perfil desse público é a necessidade de envolvimento, produção e consumo voltada à arte e cultura, em todas as idades. 
“Em 1980, através de pessoas ligadas Universidade Federal do Acre, com o apoio do Governo do Estado, realizou-se o primeiro FAMP – Festival Acreano de Música Popular, que junto aos tradicionais festivais que ocorriam no verão, na Praia do Amapá, acabaram por causar grande repercussão local, sendo a vitrine e o garimpo de grandes revelações e, principalmente, valorizando os artistas locais. Foram nestes festivais que figuras como Pia Vila, Grupo Capú e Tião Natureza começaram a ganhar projeção na música acreana”. (Isaac Ronaltti)


5 comentários:

  1. Olá! Se possível gostaria que vc seguisse meu blog.
    Já sou seguidora do seu.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Fala amigão... aqui é o Manoelzinho do Acre, abraços,... a gente se encontra em RBO ta

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=JypplabU7zk&feature=plcp

    ResponderExcluir