sábado, 22 de outubro de 2011

AULA DE IMPROVISO NAS TRÊS PRIMEIRAS CORDAS DO VIOLÃO

Você aprenderá agora algumas notas da escala de Dó Maior. Mesmo quem nunca estudou música conhece a seqüência das notas na escala: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó. Algumas dessas notas são encontradas nas primeiras casas das três primeiras cordas do violão, região que chamamos de "primeira posição". A primeira posição é aquela em que os quatro dedos da mão esquerda (1, 2, 3, 4) ocupam as quatro primeiras casas do braço do violão. Confira na imagem abaixo:
Tocaremos as notas da escala de dó maior que se localizam nas três primeiras cordas e até a terceira casa. Usaremos sempre a primeira posição: cada dedo em sua respectiva casa (dedo 1 na casa 1, dedo 2 na casa 2, dedo 3 na casa 3 e dedo 4 na casa 4). No vídeo, você encontrará uma demonstração detalhada de como tocar as notas dessa lição.
Na primeira corda, tocaremos as notas "mi", "fá" e "sol". Confira a localização dessas notas no braço do violão:

A nota "mi" (tocada na corda solta) é representada pela bolinha ou círculo em branco, colocado sobre a "mão" do violão. As notas "fá" e "sol" são representadas pelas bolinhas preenchidas de preto, na primeira e terceira casas. Experimente tocar essas notas.
Na segunda corda, tocaremos as notas "si", "dó" e "ré". Essas notas da segunda corda localizam-se exatamente nas mesmas casas ilustradas na figura acima: Nota "si" na corda solta (só que agora a segunda corda, obviamente), nota "dó" na primeira casa e nota "ré" na terceira casa.
Na terceira corda, tocaremos as notas "sol" e "lá". A nota "sol" está localizada na terceira corda solta e a nota "lá" está na segunda casa dessa mesma corda. No vídeo explicativo, começamos a aprender pelas notas "sol" e "lá" pelo fato destas notas, na terceira corda, serem mais fáceis de tocar, tanto pela sua localização mais ou menos no meio do braço do violão como também por serem somente duas notas (enquanto na primeira e segunda corda tocaremos três notas).
Depois de conseguir tirar um som razoável dessas notas, em cada corda, é hora de você começar a experimentar improvisar, ou seja, criar melodias sobre as seqüências de acordes gravadas em áudio. Temos uma mesma base (seqüência de acordes) com o ritmo de Rock e com o ritmo de Bossa-Nova. Toque as notas estudadas procurando variar o ritmo ao máximo. O que mais importa é que você "saboreie" o som de cada nota, sem se preocupar em tocar mais notas em um menor tempo possível. Sugerimos que você faça esse exercício de improvisação usando as notas que foram estudadas na ordem abaixo:


1º) Somente as notas "sol" e "lá" (terceira corda);
2º) Somente as notas "si", "dó" e "ré" (segunda corda);
3º) Somente as notas "mi", "fá" e "sol" (primeira corda);
4º) Combinações de notas de duas cordas (terceira e segunda ou primeira e segunda);
5º) Todas as notas (primeira, segunda e terceira cordas).


O objetivo desse exercício de improvisação é exatamente que você perceba quantas idéias musicais diferentes (mesmo infinitas) é possível criar, ainda que usando como material apenas duas ou três notas de uma mesma corda. Bom trabalho e diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário